Sejam Bem Vindos

Estou mudando o nome do blog, mais tudo estará voltado para a educação, sendo mais específico para filmes que poderão ser trabalhado em sala de aula. Espero continuar contribuindo de alguma forma, espere que gostem e que também interajam, fazendo trocas de conhecimentos.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PROJETO DE INTERVENÇÃO

TEMA: INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR

 Introdução:
       Atualmente, um dos grandes desafios para nós educadores é enfrentar a indisciplina dos alunos nas salas de aula. Os professores, na ânsia de cumprirem o seu papel de educadores comprometidos, se defrontam com problemas em ensinar aos alunos: que  fazem barulho, que falam alto sem parar, que gritam, que são inquietos, que contestam, que não se interessam em aprender os conteúdos  escolares, que são descomprometidos com o horário das aulas e com a realização das atividades solicitadas, que vivem “ desligados”, enfim, que rejeitam o que a escola e o professor têm a oferecer.
E na tentativa de contribuir para a melhoria da relação professor-aluno e do processo ensino-aprendizagem, é que elaboramos esse projeto na Escola  em que foi realizado o Estágio Supervisionado II. A causa da indisciplina poderia ser atribuída a falta de imposição de limites por parte dos pais, da escola e da sociedade. Ou ainda pela falta de valores ou do enfraquecimento do vínculo entre a moralidade e o sentimento de vergonha.
Justificativa:
  Durante as praticas pedagógicas programada e o estágio supervionado II percebemos o quanto  a questão  da indisciplina traz complicações na prática educativa, optamos por esse tema  procurando entender, buscando soluções que ajudam amenizar esse problema. Para iniciarmos uma reflexão sobre essas questões, vamos destacar o que significa a palavra indisciplina a partir de algumas definições quanto ao termo.
Indisciplina – procedimento, ato ou dito contrário à disciplina; desobediência, desordem, rebelião. (Dicionário Aurélio).
Objetivos:
v  Conhecer e analisar a indisciplina no contexto escolar;
v  Identificar pontos semelhantes e divergentes de professores e alunos quanto à indisciplina no contexto escolar;
v  Ampliar suas relações sociais e afetivas estabelecendo vínculos com os demais alunos e professores.
Problema: A   indisciplina no ensino fundamental



Hipótese:
A indisciplina é percebida de maneira diferente pelos professores; um ato indisciplinar para um professor, pode não ser para outro professor; portanto, a indisciplina escolar pode ser atribuída a fatores externos à escola Como problemas sociais, sobrevivência precária e baixa qualidade de vida, além de conflitos nas relações familiares, mas aspectos envolvidos e desenvolvidos. Na escola como a relação professor-aluno; a possibilidade do cotidiano escolar ser permeado por um currículo oculto; entre outros exemplos, recebe sujeitos não homogêneos, provindos de diferentes classes sociais, com diferentes histórias de vida e com uma “bagagem” que, muitas vezes é negada pela escola.
Metodologia:
 Por meio de diálogos  na Escola em que foi realizado o Estágio Supervisionado II com alguns dos professores,  fizemos um levantamento sobre a ocorrência da indisciplina nessas instituições de forma, a saber, se a escola tem de educar e disciplinar os alunos; se o objetivo da educação é formar indivíduos autônomos, qual é o papel da escola; o que deveria ser feito para diminuir a indisciplina; qual é o papel do professor.
v  Para podermos aplicar no ambiente escolar a disciplina faz-se necessário que as normas básicas de convivência estejam formuladas e justificadas com clareza e sensatez, sendo conhecidas e aceitas pela escola, família e sociedade. 
v   O professor não deve permitir que somente os alunos participem do processo de estabelecimento de regras, mas sim discutir o que é o estabelecimento de regras, oferecerem idéias de como criá-las, fixá–las por escrito na sala de aula e envolvê-las no comprimento destas.
Não é apenas o professor que deve estar interessado na boa disciplina, mas toda a escola como também na família, pois é na sala de aula que se ajuda a construir futuros cidadãos com personalidade, onde vão aprender a limitar seus instintos que são impulsivos e necessitam de correção desde a primeira infância.

Recursos: multimídia;
                   Microfone
Culminância: Apresentação do projeto para os professores e funcionários da Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário