TEMA: INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR
Introdução:
Atualmente, um dos grandes desafios para nós educadores é enfrentar a indisciplina dos alunos nas salas de aula. Os professores, na ânsia de cumprirem o seu papel de educadores comprometidos, se defrontam com problemas em ensinar aos alunos: que fazem barulho, que falam alto sem parar, que gritam, que são inquietos, que contestam, que não se interessam em aprender os conteúdos escolares, que são descomprometidos com o horário das aulas e com a realização das atividades solicitadas, que vivem “ desligados”, enfim, que rejeitam o que a escola e o professor têm a oferecer.
E na tentativa de contribuir para a melhoria da relação professor-aluno e do processo ensino-aprendizagem, é que elaboramos esse projeto na Escola em que foi realizado o Estágio Supervisionado II. A causa da indisciplina poderia ser atribuída a falta de imposição de limites por parte dos pais, da escola e da sociedade. Ou ainda pela falta de valores ou do enfraquecimento do vínculo entre a moralidade e o sentimento de vergonha.
Justificativa:
Durante as praticas pedagógicas programada e o estágio supervionado II percebemos o quanto a questão da indisciplina traz complicações na prática educativa, optamos por esse tema procurando entender, buscando soluções que ajudam amenizar esse problema. Para iniciarmos uma reflexão sobre essas questões, vamos destacar o que significa a palavra indisciplina a partir de algumas definições quanto ao termo.
Indisciplina – procedimento, ato ou dito contrário à disciplina; desobediência, desordem, rebelião. (Dicionário Aurélio).
Objetivos:
v Conhecer e analisar a indisciplina no contexto escolar;
v Identificar pontos semelhantes e divergentes de professores e alunos quanto à indisciplina no contexto escolar;
v Ampliar suas relações sociais e afetivas estabelecendo vínculos com os demais alunos e professores.
Problema: A indisciplina no ensino fundamentalHipótese:
A indisciplina é percebida de maneira diferente pelos professores; um ato indisciplinar para um professor, pode não ser para outro professor; portanto, a indisciplina escolar pode ser atribuída a fatores externos à escola Como problemas sociais, sobrevivência precária e baixa qualidade de vida, além de conflitos nas relações familiares, mas aspectos envolvidos e desenvolvidos. Na escola como a relação professor-aluno; a possibilidade do cotidiano escolar ser permeado por um currículo oculto; entre outros exemplos, recebe sujeitos não homogêneos, provindos de diferentes classes sociais, com diferentes histórias de vida e com uma “bagagem” que, muitas vezes é negada pela escola.
Metodologia:
Por meio de diálogos na Escola em que foi realizado o Estágio Supervisionado II com alguns dos professores, fizemos um levantamento sobre a ocorrência da indisciplina nessas instituições de forma, a saber, se a escola tem de educar e disciplinar os alunos; se o objetivo da educação é formar indivíduos autônomos, qual é o papel da escola; o que deveria ser feito para diminuir a indisciplina; qual é o papel do professor.
v Para podermos aplicar no ambiente escolar a disciplina faz-se necessário que as normas básicas de convivência estejam formuladas e justificadas com clareza e sensatez, sendo conhecidas e aceitas pela escola, família e sociedade.
v O professor não deve permitir que somente os alunos participem do processo de estabelecimento de regras, mas sim discutir o que é o estabelecimento de regras, oferecerem idéias de como criá-las, fixá–las por escrito na sala de aula e envolvê-las no comprimento destas.
Não é apenas o professor que deve estar interessado na boa disciplina, mas toda a escola como também na família, pois é na sala de aula que se ajuda a construir futuros cidadãos com personalidade, onde vão aprender a limitar seus instintos que são impulsivos e necessitam de correção desde a primeira infância.
Recursos: multimídia;
Microfone
Culminância: Apresentação do projeto para os professores e funcionários da Escola.
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