Sejam Bem Vindos

Estou mudando o nome do blog, mais tudo estará voltado para a educação, sendo mais específico para filmes que poderão ser trabalhado em sala de aula. Espero continuar contribuindo de alguma forma, espere que gostem e que também interajam, fazendo trocas de conhecimentos.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Brincadeiras Populares

      A maneira como as crianças de hoje brincam não é tão deslumbrante como a maneira que se brincavam há algum tempo atrás, não existe mais aquele faz de conta gostoso, onde se transformava um pedaço de madeira em um carinho, um sabugo de milho numa boneca, restos de retalhos velhos dentro de uma meia velha em uma bola.


A importância da brincadeira tem sido cada vez mais ressaltada como mediadora na aprendizagem, pois o lúdico é uma atividade simbólica, um jogo de exercício em que o que é exercitado é a imaginação, porque para a criança de algum tempo atrás qualquer objeto ou material podia virar brinquedo.
Telefone sem fio


Um grupo de crianças sentadas em volta de uma mesa. Quanto maior o número mais surpreendente será o final.

Escolhe-se uma para começar e o sentido em que a brincadeira irá rodar. Ela diz baixinho e depressa uma palavra ou frase qualquer no ouvido da que está ao seu lado. Esta, por sua vez, repete o que ouviu para a seguinte e assim por diante, até a última, que deverá dizer em voz alta o que ouviu.
Depois das risadas, a brincadeira continua com a criança que foi a última a falar dizendo uma nova palavra.

Amarelinha
Ama
O que é: brincadeira em que as crianças devem pular casinhas desenhadas no chão. 


Participantes: a partir de dois. 

Acessórios: uma pedrinha ou saquinho de areia. 

Como brincar: desenhe a amarelinha no chão, indo do número 1 ao 10. As crianças devem decidir quem vai começar. O escolhido joga a pedra - ou o saquinho de areia - no número 1. A seguir pula casa por casa com um pé só até chegar ao número 10. Na volta repete o trajeto, só que pegando a pedrinha. O mesmo deve ser repetido até chegar a última casa. Perde a vez quem pisar na casa em que está a pedra, pisar na risca, não pegar a pedra ou errar a casinha na hora de jogar a pedrinha. 

Idade: a partir de 3 anos. 

Benefícios: desenvolvimento do raciocínio, coordenação motora, atenção, equilíbrio, noção de espaço e tempo, conhecimento dos números e habilidade para lidar com regras e limites. 

Batata quente

 Batata quente: os participantes sentam-se em círculo e uma pessoa fica de fora. Vão passando uma bola, bem rápido, de mão em mão e o que está de fora, de costas para o grupo, grita “batata quente, quente, quente, ..., queimou!”. Quem estiver com a bola quando o colega disser ‘queimou’, é eliminado da brincadeira. O vencedor será aquele que não for eliminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário