Objetivo Conhecer instrumentos de medição e unidades de medida e as diversas relações entre elas.
Ano
4º.
4º.
Tempo estimado
Quatro aulas.
Quatro aulas.
Material
Fita métrica, jarras de medição e balança.
Fita métrica, jarras de medição e balança.
Desenvolvimento
1ª ETAPA A intenção é fazer com que as crianças percebam que medir é eleger uma unidade e determinar quantas vezes ela está presente no objeto a ser mensurado. É possível usar diversos instrumentos. O resultado final sempre dependerá da unidade e da ferramenta utilizadas. Apresente à turma a fita métrica para que a numeração seja observada em detalhes. Chame atenção para o fato de a medida ser expressa de várias formas (metro, centímetros e milímetros). Os alunos podem escolher também alguns colegas e objetos para ter a altura aferida. Enquanto eles trabalham, anote os dados obtidos no quadro. Vai surgir a necessidade de dividir a unidade ( Pedro mede 1 metro e 50 centímetros. A mesa, menos de 1 metro. E o armário tem mais do que isso ). Uma discussão sobre as diferenças encontradas quando se muda a unidade será enriquecedora.
2ª ETAPA Em seguida, proponha o trabalho com jarras medidoras de líquido. Destaque que 1000 mililitros equivalem a 1 litro. Demonstre quanto cabe em uma delas e desafie os estudantes a estimar a quantidade de água que cabe num copo, numa jarra e numa garrafa de refrigerante. Anote os dados no quadro e oriente os alunos a refletir sobre os diferentes resultados quando se usa litro ou mililitro.
3ª ETAPA Antes de usar a balança, faça a garotada explorar o marcador, observando a equivalência entre 1000 gramas e 1 quilo. Sugira a pesagem das mochilas, registrando os resultados no quadro e promovendo uma discussão sobre as diferenças encontradas.
Avaliação
Elabore problemas para observar se o conhecimento de equivalências entre unidades de medida de uso mais freqüente foi assimilado. Aqui, algumas sugestões:
Tenho dois pedaços de madeira. Um tem 126 centímetros e o outro, 1 metro e 20 centímetros. Qual deles é o maior?
O ônibus que João pega para ir à escola faz um percurso de 712 quilômetros. O veículo percorre mais ou menos do que 50000 metros?
Para fazer quatro pizzas é necessário 1 litro de água. Podemos dizer que para cada uma são usados 250 mililitros do líquido?
Em um balde cabem 5 quilos de arroz. Se dividirmos essa quantidade em recipientes de 500 gramas, quantos podemos encher?
Fonte: Atividade adaptada da situação proposta no documento Orientações didáticas para o ensino de medidas no Segundo Ciclo , do Governo da Província de Buenos Aires, Argentina, 2007
1ª ETAPA A intenção é fazer com que as crianças percebam que medir é eleger uma unidade e determinar quantas vezes ela está presente no objeto a ser mensurado. É possível usar diversos instrumentos. O resultado final sempre dependerá da unidade e da ferramenta utilizadas. Apresente à turma a fita métrica para que a numeração seja observada em detalhes. Chame atenção para o fato de a medida ser expressa de várias formas (metro, centímetros e milímetros). Os alunos podem escolher também alguns colegas e objetos para ter a altura aferida. Enquanto eles trabalham, anote os dados obtidos no quadro. Vai surgir a necessidade de dividir a unidade ( Pedro mede 1 metro e 50 centímetros. A mesa, menos de 1 metro. E o armário tem mais do que isso ). Uma discussão sobre as diferenças encontradas quando se muda a unidade será enriquecedora.
2ª ETAPA Em seguida, proponha o trabalho com jarras medidoras de líquido. Destaque que 1000 mililitros equivalem a 1 litro. Demonstre quanto cabe em uma delas e desafie os estudantes a estimar a quantidade de água que cabe num copo, numa jarra e numa garrafa de refrigerante. Anote os dados no quadro e oriente os alunos a refletir sobre os diferentes resultados quando se usa litro ou mililitro.
3ª ETAPA Antes de usar a balança, faça a garotada explorar o marcador, observando a equivalência entre 1000 gramas e 1 quilo. Sugira a pesagem das mochilas, registrando os resultados no quadro e promovendo uma discussão sobre as diferenças encontradas.
Avaliação
Elabore problemas para observar se o conhecimento de equivalências entre unidades de medida de uso mais freqüente foi assimilado. Aqui, algumas sugestões:
Tenho dois pedaços de madeira. Um tem 126 centímetros e o outro, 1 metro e 20 centímetros. Qual deles é o maior?
O ônibus que João pega para ir à escola faz um percurso de 712 quilômetros. O veículo percorre mais ou menos do que 50000 metros?
Para fazer quatro pizzas é necessário 1 litro de água. Podemos dizer que para cada uma são usados 250 mililitros do líquido?
Em um balde cabem 5 quilos de arroz. Se dividirmos essa quantidade em recipientes de 500 gramas, quantos podemos encher?
Fonte: Atividade adaptada da situação proposta no documento Orientações didáticas para o ensino de medidas no Segundo Ciclo , do Governo da Província de Buenos Aires, Argentina, 2007
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