Sejam Bem Vindos
Estou mudando o nome do blog, mais tudo estará voltado para a educação, sendo mais específico para filmes que poderão ser trabalhado em sala de aula. Espero continuar contribuindo de alguma forma, espere que gostem e que também interajam, fazendo trocas de conhecimentos.
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Os 5 sentidos
Nas primeiras semanas, os cinco sentidos do bebé já estão a funcionar. Ele absorve as visões, os sons, os cheiros, os sabores e todos os contatos com este maravilhoso mundo novo. Como qualquer capacidade humana, o desenvolvimento dos sentidos faz-se ao longo de toda a vida, mas é no primeiro ano que tudo começa.
A Visão
A visão de um recém-nascido está ajustada para que ele veja as coisas mais importantes do seu mundo: o rosto dos pais.Embora consiga ver mais longe, nesta altura o bebé vê melhor a uma distância entre os 20 e os 35 centímetros.
Audição
Os recém-nascidos ouvem desde o tempo em que estavam no útero.Os batimentos cardíacos da mãe, o «borbulhar» do seu sistema digestivo e mesmo sons exteriores como a voz da mãe e de outros membros da família, já fazem parte do seu mundo há algum tempo.
Paladar e o Olfato
Assumimos que os recém-nascidos cheiram porque sabemos que eles conseguem saborear e estes são os dois sentidos humanos mais intimamente, relacionados.
O Tato
Como para a maioria dos seres humanos, o tacto é muito importante para o recém-nascido. Através do toque, ele aprende muito sobre o mundo que o rodeia. De início, só busca o conforto.
A brincadeira e as crianças
“A criança deve desfrutar plenamente de brincadeiras e recriações, as quais devem estar orientadas até aos fins perseguidos pela educação”
Declaração Universal dos Direitos da Criança, principio número 7
As brincadeiras são um facto fundamental para o desenvolvimentos da criança, que para além de se divertir e de socializar através desta actividade, aprende a expressar livremente os seus sentimentos, potencia as suas capacidades sensoriais e o entendimento do seu próprio corpo.
As brincadeiras criam um vínculo de cumplicidade entre pais e filhos
Se queremos estimular a inteligência dos nossos filhos desde pequenos, é recomendável brincar com eles desde muito novos. Dependendo do tipo de brincadeiras ajudaremos as crianças a potenciarem a sua parte física ou a sua parte intelectual. Por exemplo, as brincadeiras de atividades físicas e de coordenação são as mais indicadas para o desenvolvimento do seu corpo, da concentração, da memória e relação, etc. Para além disso, brincar com as crianças ajuda a criar um vínculo de cumplicidade entre pais e filhos.
Muitos jogos infantis baseiam-se na interpretação de papéis distintos e personagens, como brincar às visitas, às mamãs ou aos polícias e ladrões. Desta forma, as crianças imitam um comportamento específico que as ajuda no processo de socialização primária, aprendendo a assumir um papel social.
As brincadeiras, ao serem um processo coletivo, favorecem a capacidade da criança para actuar na sociedade, para defender o seu ponto de vista e para contar com os outros. As brincadeiras com uma participação activa das crianças são as mais indicadas para fomentar o pensamento crítico, a capacidade de atenção e a auto-confiança. Para além de implicar a expressão oral, as brincadeiras fazem com que a criança manifeste os seus sentimentos e opiniões.
Também é importante o desenvolvimento mental que as brincadeiras implicam nos mais pequenos, assim as crianças colocam em prática a sua iniciativa eventiva, a sua capacidade de decisão e de resolverem problemas. Para além disso, aprendem a diferenciar entre o mundo imaginário e o mundo de fantasia, que, de certa forma, potenciam a criatividade infantil e o mundo real.
Com os estímulos sensoriais adequados a criança desenvolve a sua capacidade física, intelectual e emocional
Especialmente entre o primeiro e o terceiro ano de vida o bebé desenvolve um ritmo de vida assombroso: a sua curiosidade e sede de conhecer parecem insaciáveis. É cada vez mais ágil fisicamente e mais sociável. Aos poucos meses, provavelmente desfrutará brincando com as crianças da mesma idade e até aos três anos começa a relacionar-se com elas. Proporcionando os estímulos adequados através das brincadeiras, os pais podem contribuir para o desenvolvimento dos seus filhos que, dessa forma, descobrirão o mundo que os rodeiam.
Pode estimular a criança através de jogos simples como agrupar objectos de acordo com as suas características, por exemplo por formato, cores, ordenar coisas de acordo com o tamanho, de maior a menos ou vice-versa. As brincadeiras com legos, blocos e todo o tipo de construções desenvolvem a visão espacial da criança e as suas habilidades físicas. A partir dos 3 anos pode começar a fazer puzzles com o seu filho.
Para aprendizagem de acções sociais, é recomendável brincar com a criança ao “dar e receber”, isto para ensinar-lhe a compartilhar e a dizer “obrigado” e “se faz favor”.
Também pode estimular o seu pensamento lógico introduzindo a criança no mundo dos conceitos, com por exemplo distinguir a esquerda da direita, a horizontal da vertical, quantidades, etc.
No que diz respeito ao desenvolvimento físico o mais adequado são os jogos de movimento que favorecem a coordenação, o controlo do corpo e o desenvolvimento muscular. Pode brincar com o seu filho com uma bola de esponja, para evitar que se aleije, ou colocar um pouco de música e dançarem juntos.
fonte:www.todopapas.com
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Dia Nacional de Ação de Graças


A virtude da gratidão está em toda a Bíblia. É próprio das almas nobres agradecer sempre e por todas as coisas. O salmista exclama: "Bom é render graças ao Senhor..." E outra vez: "Entrai por suas portas com ações de graças..." (Sl 92.1 e 100.4). Assim, o render graças a Deus , é tão antigo quanto a humanidade. Vem dos tempos bíblicos e reflete-se ao longo da história.
O costume do "Dia de Ação de Graças" vem dos Estados Unidos. Em 1620, saindo da Inglaterra, singra os mares o "Mayflower", levando a bordo muitas famílias. São peregrinos puritanos que, fugindo da perseguição religiosa, vão buscar a terra da liberdade. Chegando ao continente americano, fundam treze colônias, semente e raiz dos Estados Unidos da América do Norte.
O primeiro ano foi doloroso e difícil para aquelas famílias. O frio e as feras eram fatores adversos. Não desanimaram. Todos tinham fé em Deus e nas suas promessas. Cortaram árvores, fizeram cabanas de madeira, e semearam o solo, confiantes. Os índios, conhecedores do lugar, ensinaram a melhorar a produção. E Deus os abençoou. No outono de 1621, tiveram uma colheita tão abençoada quanto abundante. Emocionados e sinceramente agradecidos, reuniram os melhores frutos, e convidaram os índios, para juntos celebrarem uma grande festa de louvor e gratidão a Deus. Nascia o "Thanksgiving Day", celebrado até hoje nos Estados Unidos, na quarta quinta-feira de novembro, data estabelecida pelo Presidente Franklin D. Roosevelt, em 1939, e aprovada pelo Congresso em 1941.
O embaixador brasileiro Joaquim Nabuco, participando, em Washington, da celebração do Dia Nacional de Ação de Graças, falou em tom profético: "Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus". Estas palavras moveram consciências no Brasil. No governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Congresso Nacional aprovou a Lei 781, que consagrava a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças.
Porém, em 1966, o Marechal Humberto Castelo Branco modificou esta Lei, dizendo que não a última, mas a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, para coincidir com esta celebração em outros países.
Sim, aquelas palavras de Joaquim Nabuco, grande estadista brasileiro, encontraram eco em muitos corações. Hoje, são muitas as comunidades que, como num grande coro universal de gratidão a Deus, celebram nacionalmente o Dia de Ação de Graças, na quarta quinta-feira de novembro.
Em tudo e por tudo devemos dar graças a Deus!
domingo, 27 de novembro de 2011
Coordenação Motora Grossa
Coordenação Motora Grossa é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos), resultando em uma ação global mais eficiente, plástica e econômica. Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.
Ex: andar, pular, rastejar, etc.
sábado, 26 de novembro de 2011
Ilusões de ótica
Ilusão de óptica são imagens que enganam a visão humana, fazendo com que o ser humano veja coisas que não estão presentes, ou fazendo-os ver coisas de forma errada. Normalmente são figuras que podem ter várias interpretações, podem surgir naturalmente ou até serem criadas.
Pode ser trabalho em sala de aula, pois as crianças desenvolvem a memorização, desafios visuais, é um bom exercício para o cérebro.
Diga as cores do texto e não o que está escrito.
Quantas patas tem o elefante?





fonte :mdig
Pode ser trabalho em sala de aula, pois as crianças desenvolvem a memorização, desafios visuais, é um bom exercício para o cérebro.
Diga as cores do texto e não o que está escrito.
Amarelo | Verde | Vermelho |
Azul | Preto | Rosa |
Laranja | Marrom | Cinza |
Roxo | Branco | Vermelho |






fonte :mdig
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Música
Então é Natal
Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Então é Natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, do amor como um todo.
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Então é Natal, pro enfermo e pro são.
Pro rico e pro pobre, num só coração.
Então bom Natal, pro branco e pro negro.
Amarelo e vermelho, pra paz afinal.
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Então é Natal, o que a gente fez?
O ano termina, e começa outra vez.
E Então é Natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, o amor como um todo.
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Harehama, Há quem ama.
Harehama, ha...
Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Hiroshima, Nagasaki, Mururoa...
É Natal, É Natal, É Natal.
Atividades Natalinas
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Calendário de Novembro
Novembro | |
01 · Dia de Todos os Santos 02 · Dia de Finados 03 · Dia do Cabeleireiro 03 · Instituição do Direito e Voto da Mulher (1930) 04 · Dia do Inventor 05 · Dia da Ciência e Cultura 05 · Dia do Cinema Brasileiro 05 · Dia do Radioamador e Técnico Eletrônica 05. Dia Nacional do Designer 07. Dia do Radialista 08 · Dia Mundial do Urbanismo 08. Dia do Radiologista 09 · Dia do Hoteleiro 10 · Dia do Trigo 11 · Dia do Soldado Desconhecido 12. Dia do Diretor de Escola 12 · Dia do Supermercado 14 · Dia Nacional da Alfabetização | 15 · Proclamação da República 16 · Semana da Música 17. Dia da Criatividade 18. Dia do Conselheiro Tutelar 19 · Dia da Bandeira 20 · Dia do Auditor Interno 20 · Dia Nacional da Consciência Negra 20. Dia do Esteticista 20. Dia do Biomédico 20. Dia do Técnico em Contabilidade 21 · Dia da Homeopatia 21 · Dia das Saudações 22 · Dia do Músico 25 · Dia Nacional do Doador de Sangue 27. Dia do Técnico da Segurança do Trabalho 28 · Dia Mundial de Ação de Graças |
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Jardim de Infância...
Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância.
A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia.
Estas são as coisas que aprendi:
1. Compartilhe tudo;
2. Jogue dentro das regras;
3. Não bata nos outros; nem ignore os sentimentos dos outros
4. Coloque as coisas de volta onde pegou;
5. Arrume sua bagunça;
6. Não pegue as coisas dos outros;
7. Peça desculpas quando machucar alguém; mas peça mesmo !!!
8. Lave as mãos antes de comer e agradeça a Deus antes de deitar;
9. Dê descarga; (esse é importante)
10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você;
11. Respeite o limite dos outros;
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... desenhe... pinte... cante... dance... brinque... trabalhe um pouco todos os dias;
13. Tire uma soneca a tarde; (isso é muito bom)
14. Quando sair, cuidado com os carros;
15. Dê a mão e fique junto; dê sua solidariedade a seus familiares e entes queridos
16. Repare nas maravilhas da vida;
17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também.
Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo, ao seu mundo e vai ver como ele é verdadeiro, claro e firme.
Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. Ou se todos os governos tivessem como regra básica, devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.
Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos.
É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão.
"O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver"...
Pois penso que está na hora de muita gente acordar para vida, onde muitos nem sabem porque estão aqui.
(de Pedro Bial)
Poema: Meus oito anos
Oh ! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras,
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
Como são belos os dias
Do despontar da existência!
- Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é - lago sereno,
O céu - um manto azulado,
O mundo - um sonho dourado,
A vida - um hino d'amor!
Que auroras, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
aquele ingênuo folgar!
O céu bordado d'estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!
Oh ! dias da minha infância!
Oh ! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã!
Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Da camisa aberta o peito,
- Pés descalços, braços nus -
Correndo pelas campinas
À roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!
Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo,
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar
Oh ! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras,
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Braille ou braile é um sistema de leitura com o tato para cegos inventado pelo francês Louis Braille no ano de 1827 em Paris.
O sistema de Braille aproveita-se da sensibilidade epicrítica do ser humano, a capacidade de distinguir na polpa digital pequenas diferenças de posicionamento entre dois pontos diferentes. Um cego experiente pode ler duzentas palavras por minuto.

| ||||||||||||||||||||||||
Pontuação:
|
Assinar:
Postagens (Atom)