Sejam Bem Vindos

Estou mudando o nome do blog, mais tudo estará voltado para a educação, sendo mais específico para filmes que poderão ser trabalhado em sala de aula. Espero continuar contribuindo de alguma forma, espere que gostem e que também interajam, fazendo trocas de conhecimentos.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


Soroban é o ábaco japonês, instrumento utilizado há séculos pelos japoneses para efetuar operações matemáticas. No Japão, a palavra “soroban” designa qualquer tipo de ábaco.Ele é um instrumento de cálculo, em que se podem efetuar todos os tipos de operações, desde que apareçam numerais. Com ele, é possível até extrair raízes cúbicas com a rapidez de uma calculadora eletrônica e realizar operações com até 27 dígitos - número de hastes de um dos modelos atualmente existentes no mercado - o que supera as calculadoras convencionais, que geralmente não vão além de nove dígitos.
Tradicionalmente de  madeira, mas há soroban feitos de plástico, metal ou até de pedra.O manuseio dele é uma técnica de cálculo, e como técnica utiliza-se de regras, entretanto as regras são as próprias redescobertas feitas pelo próprio educando que então, aplica-as a cada situação diferente, solucionando cada dificuldade com entendimento.
Os primeiros sorobans introduzidos no Brasil vieram em 1908 nas malas dos primeiros imigrantes japoneses a bordo do navio Kasato Maru, quando ainda era o modelo japonês antigo, com cinco contas na parte inferior,O principal divulgador do soroban no Brasil, a partir de 1956, foi o professor Fukutaro Kato.
Fonte:nikkeypedia.org.br

7 comentários:

  1. Olá!!! Tem selinho do grupo de professores virtuais esperando por vc no meu cantinho passa lá pra pegar!! Já sou sua mais nova seguidora!! Bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa eu não conseguir acessar o seu blog, dá sempre risco de vírus, assim que entra, mas ficarei tentando, bjs !!

      Excluir
  2. Oi, querida!! Passei aqui para dizer que tem selinho da amizade para você no meu blog Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, também sou do grupo professores virtuais, vim
    conhecer o seu trabalho e amei.
    Vem conhecer o meu e pegar um selinho,
    já estou te seguindo.
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Selma td bem..vim conhecer seu blog e adorei..parabéns viu..aguardo sua visita no meu tb..Bjs e um ótimo domingo.

    http://www.rosecraveiro.blogspot.com
    ATIVIDADES BÁSICAS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, seja sempre bem vinda, claro que também irei retribuir esse carinho, um grande abraço!!E aproveita e leva meu selinho.

      Excluir
  5. presciso urgente mente o filme do soroban, o abaco japones pra agooraaaa .
    por favoor me ajudem por favoor vale noota .
    quem me ajudar e tiver blog vou dar uma noota no blog de 0 a 10 . . .

    ResponderExcluir