Sejam Bem Vindos

Estou mudando o nome do blog, mais tudo estará voltado para a educação, sendo mais específico para filmes que poderão ser trabalhado em sala de aula. Espero continuar contribuindo de alguma forma, espere que gostem e que também interajam, fazendo trocas de conhecimentos.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Questionário de SNAP-IV para crianças

     O questionário de SNAP-IV ajuda o professor detectar se a criança tem TDAH serve como recurso indispensável para diagnóstico do TDAH, se faz presente uma coleta de dados a respeito do comportamento da criança, em pelo menos dois contextos, geralmente, em casa e na escola, tendo pais e professores como fonte de informação.  O diagnóstico é eminentemente clínico, baseando-se em critérios operacionais clínicos, claros e bem definidos, proveniente de sistemas classificatórios confiáveis, executados por equipe multidisciplinar (médicos, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, psiquiatras, neurologistas etc.)  Com ajuda desse questionário foi possível em alguns dos meus estágios detectar  crianças com TDAH,onde foi orientado os pais para que procurassem os especialistas.
                            Questionário de SNAP-IV  PARA CRIANÇAS

Para cada item, escolha a coluna que melhor descreve o (a) aluno (a) (MARQUE UM X)
  Nem um pouco      Só um pouco                Bastante      Demais
1. Não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas.   (    )NEM UM POUCO (   )SÓ UM POUCO (   ) BASTANTE (    ) DEMAIS      
2. Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades de lazer   (     )NEM UM POUCO (   )SÓ UM POUCO (   ) BASTANTE (    ) DEMAIS    
  3. Parece não estar ouvindo quando se fala diretamente com ele   (     )NEM UM POUCO (   )SÓ UM POUCO (   ) BASTANTE (    ) DEMAIS      
 4. Não segue instruções até o fim e não termina deveres de escola, tarefas ou obrigações.   (     )NEM UM POUCO (   )SÓ UM POUCO (   ) BASTANTE (    ) DEMAIS  
     5. Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades     (     )NEM UM POUCO (   )SÓ UM POUCO (   ) BASTANTE (    ) DEMAIS  
  6. Evita, não gosta ou se envolve contra a vontade em tarefas que exigem esforço mental prolongado.   ( )NEM UM POUCO (   )SÓ UM POUCO (   ) BASTANTE (    ) DEMAIS      
 7. Perde coisas necessárias para atividades (p. ex: brinquedos, deveres da escola, lápis ou livros).   (     )NEM UM POUCO (   )SÓ UM POUCO (   ) BASTANTE (    ) DEMAIS
      8. Distrai-se com estímulos externos   (     )NEM UM POUCO (   )SÓ UM POUCO (   ) BASTANTE (    ) DEMAIS    
   9. É esquecido em atividades do dia-a-dia   (     )NEM UM POUCO (   )SÓ UM POUCO (   ) BASTANTE (    ) DEMAIS  
    10. Mexe com as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira   (     )NEM UM POUCO (   )SÓ UM POUCO (   ) BASTANTE (    ) DEMAIS    
  11. Sai do lugar na sala de aula ou em outras situações em que se espera que fique sentado     (     )NEM UM POUCO (   )SÓ UM POUCO (   ) BASTANTE (    ) DEMAIS            12. Corre de um lado para outro ou sobe demais nas coisas em situações em que isto é inapropriado     (     )NEM UM POUCO (   )SÓ UM POUCO (   ) BASTANTE (    ) DEMAIS     13. Tem dificuldade em brincar ou envolver-se em atividades de lazer de forma calma     (     )NEM UM POUCO (   )SÓ UM POUCO (   ) BASTANTE (    ) DEMAIS  
   14. Não pára ou freqüentemente está a “mil por hora”.       (     )NEM UM POUCO (   )SÓ UM POUCO (   ) BASTANTE (    ) DEMAIS  
15. Fala em excesso.   (     )NEM UM POUCO (   )SÓ UM POUCO (   ) BASTANTE (    ) DEMAIS      
16. Responde as perguntas de forma precipitada antes de elas terem sido terminadas     (     )NEM UM POUCO (   )SÓ UM POUCO (   ) BASTANTE (    ) DEMAIS  
   17. Tem dificuldade de esperar sua vez    
 (     )NEM UM POUCO (   )SÓ UM POUCO(   ) BASTANTE (    ) DEMAIS  
  18. Interrompe os outros ou se intromete (p.ex. mete-se nas conversas / jogos).
 (   )NEM UM POUCO (   )SÓ UM POUCO (   ) BASTANTE (    ) DEMAIS    

Como avaliar:


1) se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de 1 a 9 = existem mais sintomas de desatenção que o esperado numa criança ou adolescente.



2) se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de 10 a 18 = existem mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que o esperado numa criança ou adolescente.

O questionário SNAP-IV é útil para avaliar apenas o primeiro dos critérios (critério A) para se fazer o diagnóstico. Existem outros critérios que também são necessários. 


IMPORTANTE: Não se pode fazer o diagnóstico de TDAH apenas com o critério A! Veja abaixo os demais critérios.

CRITÉRIO A: Sintomas (vistos acima)


CRITÉRIO B: Alguns desses sintomas devem estar presentes antes dos 7 anos de idade.



CRITÉRIO C: Existem problemas causados pelos sintomas acima em pelo menos 2 contextos diferentes (por ex., na escola, no trabalho, na vida social e em casa).



CRITÉRIO D: Há problemas evidentes na vida escolar, social ou familiar por conta dos sintomas.
CRITÉRIO E: Se existe um outro problema (tal como depressão, deficiência mental, psicose, etc.), os sintomas não podem ser atribuídos exclusivamente a ele.        

2 comentários:

  1. OI SELMA! PASSEI PARA DAR UMA ESPIADINHA. JÁ ESTOU TE SEGUINDO E LEVANDO SEU LINK. BOM FINAL DE SEMANA. BEIJOS.

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