Sejam Bem Vindos

Estou mudando o nome do blog, mais tudo estará voltado para a educação, sendo mais específico para filmes que poderão ser trabalhado em sala de aula. Espero continuar contribuindo de alguma forma, espere que gostem e que também interajam, fazendo trocas de conhecimentos.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Primeiro voto feminino

                                                 Primeiro voto feminino
O primeiro voto feminino, ocorreu em 1928 em Mossoró. Na época, governava o estado do Rio Grande do Norte o senhor Juvenal Lamartine pioneiro na introdução do voto feminino em todo o estado. Na época, a constituição brasileira, datada de 1891, permitia apenas aos ricos o direito ao voto As mulheres, escravos, analfabetos e pobres não tinham esse direito.
Mais foi em 1928,Celina Guimarães Viana, professora e árbitra de futebol, que obteve o primeiro título eleitoral e o primeiro voto feminino. Isso levou mulheres potiguares e de outros nove estados brasileiros a fazerem um grande movimento nas ruas das cidades para reivindicarem o direito ao voto, que já havia sido conquistado no Rio Grande do Norte. Além do primeiro voto feminino, Celina Guimarães foi também a primeira mulher a ser eleita como deputada estadual pelo Rio Grande do Norte. No Brasil, as mulheres só ganharam o direito ao voto somente seis anos depois, em 1934, durante o governo do presidente Getúlio Vargas.
É um fato importante não só para os potiguares, mas para todas as brasileiras, onde temos o direito de votar e eleger quem quisermos, exercitando o nosso direito.

4 comentários:

  1. OLÁ! GOSTEI MUITO DE SEU BLOG. ACHEI ELE CRIATIVO E MUITO BONITO! PARABÉNS....
    POR ISSO ME SENTI MUITO MOTIVADA A TE SEGUIR.
    VOCÊ PODE RETRIBUIR?

    www.youtube.com/lbva21
    www.lupapodemulher.blogspot.com
    www.lupapodeblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado minha querida, adorei seu blog e já estou te seguindo, volte sempre é ótimo ter você por aqui.
      bjs

      Excluir
  2. Oi Flor! também estou me formando em matemática, ele é uma de minhas paixões pois também trabalho com oficinas de contação de história e artesanato em EVA, te encontrei lá no Achei blog e já vim te seguir, passa lá no meu cantinho, e se dé me segue também.
    http://balloonfestasartesanato.blogspot.com.br/
    http://eraumavezoficinasdehistoria.blogspot.com.br/
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  3. QUERIDA JÁ ESTOU TE SEGUINDO, E OBRIGADO PELO CARINHO, BJS

    ResponderExcluir