Sejam Bem Vindos

Estou mudando o nome do blog, mais tudo estará voltado para a educação, sendo mais específico para filmes que poderão ser trabalhado em sala de aula. Espero continuar contribuindo de alguma forma, espere que gostem e que também interajam, fazendo trocas de conhecimentos.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dez coisas que toda criança com autismo gostaria que você soubesse


1) Antes de tudo eu sou uma criança. 
Eu tenho Autismo. Eu não sou somente "Autista". O meu autismo é só um aspecto do meu carácter. Não me define como pessoa. Você é uma pessoa com pensamentos, sentimentos e talentos. 

2) A minha percepção sensorial é desordenada. Interacção sensorial pode ser o aspecto mais difícil para se compreender o autismo. Quer dizer que sentidos ordinários como audição, olfacto, paladar, toque, sensações que passam desapercebidas no seu dia-a-dia podem ser dolorosas para mim. O ambiente em que eu vivo pode ser hostil para mim. Eu posso parecer distraído ou em outro planeta, mas eu só estou tentando me defender

3) Por favor, lembre de distinguir entre não poder (eu não quero fazer) e eu não posso (eu não consigo fazer) Receber e expressar a linguagem e vocabulário pode ser muito difícil para mim. Não é que eu não escute as frases. É que eu não te compreendo. Quando você me chama do outro lado do 
quarto, isto é o que eu escuto "BBBFFFZZZZSWERSRTDSRDTYFDYT João".

4) Eu sou um "pensador concreto" (CONCRETE THINKER). O meu pensamento é concreto, não consigo fazer abstrações. Eu interpreto muito pouco o sentido oculto das palavras. É muito confuso para mim quando você diz "não enche o saco", quando o que você quer dizer é "não me aborreça"

5) Por favor, tenha paciência com o meu vocabulário limitado. Dizer o que eu preciso é muito difícil para mim, quando não sei as palavras para descrever o que sinto. Posso estar com fome, frustrado, com medo e confuso, mas agora estas palavras estão além da minha capacidade, do que eu possa expressar. Por isso, preste atenção na linguagem do meu corpo (retração, agitação ou outros sinais de que algo está errado).

6) Eu sou muito orientado visualmente porque a linguagem é muito difícil para mim. Por favor, mostre-me como fazer alguma coisa ao invés de simplesmente me dizer. E, por favor, esteja preparado para me mostrar muitas vezes. Repetições consistentes ajudam-me a aprender.

7) Por favor, preste atenção e diga o que eu posso fazer ao invés de só dizer o que eu não posso fazer. Como qualquer outro ser humano não posso aprender em um ambiente onde sempre me sinta inútil, que há algo errado comigo e que preciso de "CONSERTO". Para que tentar fazer alguma coisa nova quando sei que vou ser criticado? Construtivamente ou não é uma coisa que vou evitar. Procure o meu potencial e você vai encontrar muitos! Terei mais que uma maneira para fazer as coisas. 

8) Por favor, me ajude com as interacções sociais. Pode parecer que não quero brincar com as outras crianças no parque, mas algumas vezes simplesmente não sei como começar uma conversa ou entrar na brincadeira. Se você pode encorajar outras crianças a me convidarem a jogar futebol ou brincar com carrinhos, talvez eu fique muito feliz por ser incluído.

9) Tente encontrar o que provoca a minha perda de controlo. Perda de controlo, "chilique", birra, má-criação, escândalo, como você quiser chamar, eles são mais horríveis para mim do que para você. Eles acontecem porque um ou mais dos meus sentidos foi estimulado ao extremo. Se você conseguir descobrir o que causa a minha perda de controle, isso poderá ser prevenido - ou até evitado.

10) Se você é um membro da família me ame sem nenhuma condição. Elimine pensamentos como  "Se ele pelo menos pudesse…" ou "Porque ele não pode…" Você não conseguiu atender a todas as expectativas que os seus pais tinham para você e você não gostaria de ser sempre lembrado disso. Eu não escolhi ser autista. Mas lembre-se que isto está acontecendo comigo e não com você. Sem a sua ajuda as minhas hipóteses de alcançar uma vida adulta digna serão pequenas. Com o seu suporte e guia, a possibilidade é maior do que você pensa. 

Eu prometo: EU VALHO A PENA. 
E, finalmente três palavras mágicas: Paciência, Paciência, Paciência


















http://www.autimismo.com.br/

3 comentários:

  1. Oi Amiga!Gostei da postagem sobre o autista.
    Com certeza necessita um olhar e uma prática voltada a esse entendimento, que para muitos é difícil.
    Até mais!
    Um ótimo final de ano e um maravilhoso 2012!
    Bjos, Rosangela

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amiga, é verdade é preciso um olhar e uma compreensão maior com essas crianças especiais.
    pra você também um feliz 2012, um grande abraço!!

    ResponderExcluir