Sejam Bem Vindos

Estou mudando o nome do blog, mais tudo estará voltado para a educação, sendo mais específico para filmes que poderão ser trabalhado em sala de aula. Espero continuar contribuindo de alguma forma, espere que gostem e que também interajam, fazendo trocas de conhecimentos.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Dia do orientador educacional


A orientação educacional é uma das funções exercidas pelo profissional da educação denominado pedagogo. Nos diferentes estados brasileiros e nas
diferentes redes escolares, quando existe, esse profissional recebe denominações variadas e exerce atividades também variadas. 

Tal diversidade descaracteriza a real dimensão de seu fazer, confundindo os diversos papéis desempenhados por esse e outros profissionais da educação. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo a realização de um mapeamento das funções desenvolvidas pelos orientadores educacionais em atuação nas redes estaduais dos diferentes estados brasileiros. 

Num segundo momento, pretende analisar criticamente a prática desenvolvida por esses profissionais a partir dos dados coletados e em contraposição à teoria que a embasa. 

Pretende ainda analisar os fundamentos legais que regulamentam a prática do orientador educacional procurando interpretar as diferentes realidades encontradas e a relação com a formação profissional e o contexto educacional, social, político e histórico em que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário