Sejam Bem Vindos

Estou mudando o nome do blog, mais tudo estará voltado para a educação, sendo mais específico para filmes que poderão ser trabalhado em sala de aula. Espero continuar contribuindo de alguma forma, espere que gostem e que também interajam, fazendo trocas de conhecimentos.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia Internacional da Síndrome de Down

A homenagem foi feita pela Associação Internacional Down Syndrome International, em alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/3) que as pessoas com Down possuem.
O  dia deve ser lembrado como a superação de  barreiras e limites das pessoas que possuem Síndrome de Down. Esta data é muito importante porque torna visível todas as ações e lutas destas pessoas especiais. Demonstra também que eles podem estudar, trabalhar, viver sozinhos, casar e cuidar dos filhos.
A síndrome de Down não é um defeito nem uma doença. É uma ocorrência genética natural, que no Brasil acontece em 1 a cada 700 nascimentos e está presente em todas as raças. 
Essas crianças tem um carisma enorme e nos mostra que a pesar de algumas limitações tem um grande potencial, eu mesma já tive uma experiência enriquecedora com crianças com Síndrome de Down,  aprendi muito com elas, são super carinhosas, meigas, inteligentes e nos faz ver o mundo e as pessoas de uma forma melhor.  Recomendo, o livro “Síndrome de Down - Quem sou Eu” do autor  Dr. Dauri Lima do Nascimento, Esta obra reflete a situação atual de pessoas acometidas com síndrome de Down, desde de seus aspectos históricos até a inclusão. Na perspectiva apresentada se relatam as definições e conceitos, incidências e prevalências das pessoas acometidas com esta síndrome. No contexto, busca-se impingir as considerações biológicas relevantes à síndrome de Down.
 Questiona-se os processos da anomalia cromossômica e os fatores que intervém na formação de uma pessoa com síndrome de Down. Não há apenas a caracterização do interno, mas também uma ampla observação da síndrome e uma caracterização dos aspectos físicos e do crescimento. Amplia-se a consulta mostrando o funcionamento do SNC, juntamente com as características sexuais e saúde geral destas pessoas.

2 comentários: