Sejam Bem Vindos

Estou mudando o nome do blog, mais tudo estará voltado para a educação, sendo mais específico para filmes que poderão ser trabalhado em sala de aula. Espero continuar contribuindo de alguma forma, espere que gostem e que também interajam, fazendo trocas de conhecimentos.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Faxina da alma

Faxina da alma
Hoje  me peguei fazendo reflexões desse ano que está acabando, e  posso dizer que foi bom, tive grandes vitórias, algumas coisas tristes, mas a pesar de tudo me serviu de lição, é uma formas de corrigir algo que não deu certo, tiro os fracassos como lição, e saio mais fortalecida de tudo que não deu certo, mas na verdade eu tenho muito a agradecer a Deus, pois este ano minha filha passou pra cinco faculdades e isso é a maior felicidade para todos os pais.
Obrigado meu DEUS!
Não importa onde você parou,  em que momento da vida você cansou.
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as   esperanças na vida e, o mais importante, acreditar em você de novo. Sofreu muito  nesse  período? Foi aprendizado. Chorou muito? Foi limpeza da alma. Ficou com

raiva das pessoas?

Foi para perdoá-las um dia. Sentiu-se só por diversas

vezes? É porque fechaste a porta até para os anjos.

Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora.
Pois é... agora é hora de reiniciar, de pensar na luz, de
encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Um corte de cabelo arrojado diferente, um novo curso, ou aquele velho desejo de aprender a pintar, desenhar, dominar o computador, ou qualquer outra coisa. Olha quanto desafio, quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando... Ta  se sentindo sozinho? Besteira, tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento".
Tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu  para "chegar"  perto de você. Quando nos trancamos na tristeza, nem nós mesmos nos suportamos, ficamos horríveis. O mau humor vai comendo nosso fígado,  até a boca fica amarga. Recomeçar...

Hoje é um bom dia para começar novos desafios.
Onde você quer chegar? Alto? Sonhe alto! Queira o melhor do melhor. Queira coisas boas para a vida. Pensando assim, trazemos prá nós aquilo que desejamos.
Se pensamos pequeno, coisas pequenas teremos. Já se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor  vai se instalar na nossa vida. E é hoje o dia da faxina mental.

 Jogue fora tudo que te prende ao passado, ao mundinho de coisas tristes. Fotos, peças de roupa, papel de bala, ingressos de cinema, bilhetes de viagens e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados.
Jogue  tudo fora, mas principalmente esvazie seu coração. Fique pronto para a vida, para um novo amor.
 Lembre-se, somos apaixonáveis, somos sempre capazes  de amar muitas e muitas vezes, afinal de contas, nós somos o "Amor".
Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.

 Carlos Drummond de Andrade

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A paz

A música de Claudinho retrata o que queremos, precisamos de Paz, de sermos mais unidos, humildade,e a cada dia as pessoas se tornam mais individualistas,  só se preocupa com os seus próprios interesses , é preciso acordar enquanto é tempo, ainda há  tempo pra PAZ.

Ninguém se respeita

Ninguém tem direitos

Ninguém se aceita
E Ninguém é perfeito
Afinal de contas
O que mais é preciso mudar?

Eu com a minha raça
Você na sua crença
Entre tantas cores
Qual a diferença?

É preciso todas,para o arco-íris brilhar
Aviões caindo
Irmãos se separando
Bombas explodindo
Crianças chorando
Mas que mundo é esse
Que a gente ta tentando salvar?

Refrão:

A gente tá querendo paz,paz
O mundo precisa de paz,paz,
De objetivos iguais mais
Amor dentro do coração.
A gente tá querendo paz,paz
Mais uma chance pra paz,paz,
Que os sentimentos de paz,paz
Acabem num abraço de irmão.

Uns acendem velas
Outros cantam hinos
Uns batem tambores
Outros tocam sinos
Mas todos se ajoelham
Porque a intenção é igual.

Uns trocam palavras
Outros usam livros
Uns carregam armas
Outros ficam vivos
A eterna luta
Que existe entre o bem e o mal.

Uns fazem banquetes
Outros comem lixo
Quem será o homem?
Quem será o bicho?
Mas que mundo é esse
Que a gente tá tentando salvar?

Refrão:


A gente tá querendo paz,paz
O mundo precisa de paz,paz,
De objetivos iguais mais
Amor dentro do coração.
A gente tá querendo paz,paz
Mais uma chance pra paz,paz,
Que os sentimentos de paz,paz
Acabem num abraço de irmão.

A gente tá querendo paz,paz
O mundo precisa de paz,paz,
De objetivos iguais mais
Amor dentro do coração.
A gente tá querendo paz,paz
Mais uma chance pra paz,paz,
Que os sentimentos de paz,paz
Acabem num abraço de irmão.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dez coisas que toda criança com autismo gostaria que você soubesse


1) Antes de tudo eu sou uma criança. 
Eu tenho Autismo. Eu não sou somente "Autista". O meu autismo é só um aspecto do meu carácter. Não me define como pessoa. Você é uma pessoa com pensamentos, sentimentos e talentos. 

2) A minha percepção sensorial é desordenada. Interacção sensorial pode ser o aspecto mais difícil para se compreender o autismo. Quer dizer que sentidos ordinários como audição, olfacto, paladar, toque, sensações que passam desapercebidas no seu dia-a-dia podem ser dolorosas para mim. O ambiente em que eu vivo pode ser hostil para mim. Eu posso parecer distraído ou em outro planeta, mas eu só estou tentando me defender

3) Por favor, lembre de distinguir entre não poder (eu não quero fazer) e eu não posso (eu não consigo fazer) Receber e expressar a linguagem e vocabulário pode ser muito difícil para mim. Não é que eu não escute as frases. É que eu não te compreendo. Quando você me chama do outro lado do 
quarto, isto é o que eu escuto "BBBFFFZZZZSWERSRTDSRDTYFDYT João".

4) Eu sou um "pensador concreto" (CONCRETE THINKER). O meu pensamento é concreto, não consigo fazer abstrações. Eu interpreto muito pouco o sentido oculto das palavras. É muito confuso para mim quando você diz "não enche o saco", quando o que você quer dizer é "não me aborreça"

5) Por favor, tenha paciência com o meu vocabulário limitado. Dizer o que eu preciso é muito difícil para mim, quando não sei as palavras para descrever o que sinto. Posso estar com fome, frustrado, com medo e confuso, mas agora estas palavras estão além da minha capacidade, do que eu possa expressar. Por isso, preste atenção na linguagem do meu corpo (retração, agitação ou outros sinais de que algo está errado).

6) Eu sou muito orientado visualmente porque a linguagem é muito difícil para mim. Por favor, mostre-me como fazer alguma coisa ao invés de simplesmente me dizer. E, por favor, esteja preparado para me mostrar muitas vezes. Repetições consistentes ajudam-me a aprender.

7) Por favor, preste atenção e diga o que eu posso fazer ao invés de só dizer o que eu não posso fazer. Como qualquer outro ser humano não posso aprender em um ambiente onde sempre me sinta inútil, que há algo errado comigo e que preciso de "CONSERTO". Para que tentar fazer alguma coisa nova quando sei que vou ser criticado? Construtivamente ou não é uma coisa que vou evitar. Procure o meu potencial e você vai encontrar muitos! Terei mais que uma maneira para fazer as coisas. 

8) Por favor, me ajude com as interacções sociais. Pode parecer que não quero brincar com as outras crianças no parque, mas algumas vezes simplesmente não sei como começar uma conversa ou entrar na brincadeira. Se você pode encorajar outras crianças a me convidarem a jogar futebol ou brincar com carrinhos, talvez eu fique muito feliz por ser incluído.

9) Tente encontrar o que provoca a minha perda de controlo. Perda de controlo, "chilique", birra, má-criação, escândalo, como você quiser chamar, eles são mais horríveis para mim do que para você. Eles acontecem porque um ou mais dos meus sentidos foi estimulado ao extremo. Se você conseguir descobrir o que causa a minha perda de controle, isso poderá ser prevenido - ou até evitado.

10) Se você é um membro da família me ame sem nenhuma condição. Elimine pensamentos como  "Se ele pelo menos pudesse…" ou "Porque ele não pode…" Você não conseguiu atender a todas as expectativas que os seus pais tinham para você e você não gostaria de ser sempre lembrado disso. Eu não escolhi ser autista. Mas lembre-se que isto está acontecendo comigo e não com você. Sem a sua ajuda as minhas hipóteses de alcançar uma vida adulta digna serão pequenas. Com o seu suporte e guia, a possibilidade é maior do que você pensa. 

Eu prometo: EU VALHO A PENA. 
E, finalmente três palavras mágicas: Paciência, Paciência, Paciência


















http://www.autimismo.com.br/

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Retrospectiva da Educação 2011

JANEIRO-      Tomam posse os novos secretários estaduais de Educação.
FEVEREIRO-     Nova Escola completa 25 anos.
MARÇO-1.187 reais: é o valor estabelecido para o piso dos professores de Educação Básica
A ABRIL-  Morre Antônio Carlos Gomes da Costa, um dos autores do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
MAIO  -Começa a greve da rede estadual do Maranhão.
JUNHO- Massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro. Ex-aluno invade a escola, mata 12 crianças, fere outras e se suicida.  
   Plano Nacional de Educação (PNE): começam audiência para coletar emendas para o Plano 2011-2020.
    Greves: Alagoas, Amapá, Pará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe paralisam as aulas. Fim da greve no Maranhão.
    Têm início os protestos de estudantes no Chile.
     Presidente Dilma Rousseff veta kit contra homofobia.
JULHO-Plano Nacional de Educação (PNE) recebe número recorde de emendas: 2915.
Greves: paralisações iniciam em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Terminam em Alagoas, Amapá, Pará e Sergipe.
AGOSTO-67 milhões de crianças no mundo não vão à escola, diz a Organização das Nações Unidas (ONU).
Fim das greves em Santa Catarina e no Rio Grande do Norte.
SETEMBRO-Livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato (1882-1948), volta ao Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE).
Termina a greve no Rio de Janeiro. Começa no Ceará.
OUTUBRO-Paulo Freire (1921-1997) completaria 90 anos. 
Matrículas no Ensino Fundamental caem pela primeira vez, indicam dados preliminares do Censo 2011
NOVEMBRO-Em homenagem ao Dia do Professor, 
NOVA ESCOLA lança campanha #orgulhodeserprofessor.
Ministério da Educação (MEC) aumenta a jornada diária em uma hora e promete mestrados e doutorados gratuitos. Propostas ficam para 2012.
DEZEMBRO-Prova Brasil é aplicada, mas 370 mil alunos da zona rural ficam de fora.
-Plano Nacional de Educação (PNE): começa a aprovação na Câmara. Sanção deve ficar para 2012 e o plano só valerá a partir de 2013.
FONTE: NOVA ESCOLA

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011


Feliz Ano Novo
Pra Você,
desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.
Pra você,
desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir.
Todas as músicas que puder emocionar.
Para você neste novo ano,
desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
que sua família esteja mais unida,
que sua vida seja mais bem vivida.
Gostaria de lhe desejar tantas coisas ...
Mas nada seria suficiente ...
Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
Desejos grandes ...
e que eles possam te mover a cada minuto,
rumo a sua FELICIDADE !

Carlos Drummond de Andrade.



Origem da Comemoração do Ano Novo

FELIZ ANO NOVO , VIVA 2012
Você sabia que o ano-novo se consolidou na maioria dos países há 500 anos? Desde os calendários babilônicos (2.800 a.C.) até o calendário gregoriano, o réveillon mudou muitas vezes de data.
A primeira comemoração, chamada de "Festival de ano-novo" ocorreu na Mesopotâmia por volta de 2.000 a. C. Na Babilônia, a festa começava na ocasião da lua nova indicando o equinócio da primavera, ou seja, um dos momentos em que o Sol se aproxima da linha do Equador onde os dias e noites tem a mesma duração.
No calendário atual, isto ocorre em meados de março (mais precisamente em 19 de março, data que os espiritualistas comemoram o ano-novo esotérico).
Os assírios, persas, fenícios e egípcios comemoravam o ano-novo no mês de setembro (dia 23). Já os gregos, celebravam o início de um novo ciclo entre os dias 21 ou 22 do mês de dezembro.
Os romanos foram os primeiros a estabelecerem um dia no calendário para a comemoração desta grande festa (753 a.C. - 476 d.C.) O ano começava em 1º de março, mas foi trocado em 153 a. C. para 1º de janeiro e mantido no calendário juliano, adotado em 46 a. C. Em 1582 a Igreja consolidou a comemoração, quando adotou o calendário gregoriano.
Alguns povos e países comemoram em datas diferentes. Ainda hoje, na China, a festa da passagem do ano começa em fins de janeiro ou princípio de fevereiro. Durante os festejos, os chineses realizam desfiles e shows pirotécnicos. No Japão, o ano-novo é comemorado do dia 1º de janeiro ao dia 3 de janeiro.
A comunidade judaica tem um calendário próprio e sua festa de ano-novo ou Rosh Hashaná, - "A festa das trombetas" -, dura dois dias do mês Tishrê, que ocorre em meados de setembro ao início de outubro do calendário gregoriano. Para os islâmicos, o ano-novo é celebrado em meados de maio, marcando um novo início. A contagem corresponde ao aniversário da Hégira (em árabe, emigração), cujo Ano Zero corresponde ao nosso ano de 622, pois nesta ocasião, o profeta Maomé, deixou a cidade de Meca estabelecendo-se em Medina.
Contagem decrescente os últimos minutos do dia 31 de Dezembro seja: 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1. Feliz 2004!!!!!! A passagem de Ano Novo é o fim de um ciclo, início de outro. É um momento sempre cheio de promessas. E os rituais alimentam os nossos sonhos e dão vida às nossas celebrações. Na passagem de Ano Novo, não podemos deixar de aproveitar a oportunidade para enchermos o coração de esperança e começar tudo de novo. E para que a festa corra muito bem, há algumas tradições e rituais que não podemos esquecer...
- Fogos e barulho. No mundo inteiro o Ano Novo começa entre fogos de artifício, buzinadas, apitos e gritos de alegria. A tradição é muito antiga e, dizem, serve para espantar os maus espíritos. As pessoas reúnem-se para celebrar a festa com muitos abraços.
- Roupa nova. Vestir uma peça de roupa que nunca tenha sido usada combina com o espírito de renovação do Ano Novo. O costume é universal e aparece em várias versões, como trocar os lençóis da cama e usar uma roupa de baixo nova.
Origem do Ano Novo
As comemorações de Ano Novo variam de cultura a cultura, mas universalmente a entrada do ano é festejada mesmo em diferentes datas.
O nosso calendário é originário dos romanos com a contagem dos dias, meses e anos. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado em 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera.
As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de Abril. O Papa Gregório XIII instituiu o 1º de Janeiro como o primeiro dia do ano, mas alguns franceses resistiram à mudança e quiseram manter a tradição. Só que as pessoas passaram a pregar partidas e ridicularizar os conservadores, enviando presentes estranhos e convites para festas que não existiam. Assim, nasceu o Dia da Mentira, que é a falsa comemoração do Ano Novo.
Tradições de Ano Novo no mundo:
Itália: O ano novo é a mais pagã das festas, sendo recebido com Fogos de artifícios, que deixam todas as pessoas acordadas. Dizem que os que dormem na virada do ano dormirão todo o ano e na noite de São Silvestre, santo cuja festa coincide com o último dia do ano. Em várias partes do país, dois pratos são considerados essenciais. O pé de porco e as lentilhas. Os italianos se reúnem na Piazza Navona, Fontana di Trevi, Trinitá dei Monit e Piazza del Popolo.
Estados Unidos: A mais famosa passagem de Ano Novo nos EUA é em Nova Iorque, na Time Square, onde o povo se encontra para beber, dançar, correr e gritar. Há pessoas de todas as idades e níveis sociais. Durante a contagem regressiva, uma grande maçã vai descendo no meio da praça e explode exactamente à meia-noite, jogando balas e bombons para todos os lados.
Austrália: Em Sydney, uma das mais importantes cidades australianas, três horas antes da meia-noite, há uma queima de fogos na frente da Opera House e da Golden Bridge, o principal cartão postal da cidade. Para assistir ao espectáculo, os australianos se juntam no porto. Depois, recolhem-se a suas casas para passar a virada do ano com a família e só retornam às ruas na madrugada, quando os principais destinos são os “pubs” e as praias.
França: O principal ponto é a avenida Champs-Elysées, em Paris, próximo ao Arco do Triunfo. Os franceses assistem à queima de fogos, cada um com sua garrafa de champanhe (para as crianças sumos e refrigerantes). Outros vão ver a saída do Paris-Dacar, no Trocadéro, que é marcada para a meia-noite. Outros costumam ir às festas em hotéis.
Brasil: No Rio de Janeiro, precisamente na praia de Copacabana, onde a passagem do Ano Novo reúne milhares de pessoas para verem os fogos de artifício. As tradições consistem em usar branco e jogar flores para “Yemanjá”, rainha do mar para os brasileiros.
Inglaterra: Grande parte dos londrinos passa a meia-noite em suas casas, com a família e amigos. Outros vão à Trafalgar Square, umas das praças mais belas da cidade, à frente do National Gallery. Lá, assistem à queima de fogos. Depois, há festas em várias sítios da cidade.
Alemanha: As pessoas reúnem-se no Portal de Brandemburgo, no centro, perto de onde ficava o Muro de Berlim. Tradicionalmente, não há fogos de artificio.
Curiosidade: Em Macau, e para todos os chineses do mundo, o maior festival do ano é o Novo Ano Chinês. Ele é comemorado entre 15 de Janeiro e 15 de Fevereiro de acordo com a primeira lua nova depois do início do Inverno. Lá é habitual limparem as casas e fazerem muita comida (Bolinhos Chineses de Ano Novo - Yau Gwok, símbolo de prosperidade). Há muitos fogos de artifício e as ruas ficam cobertas de pequenos pedaços de papel vermelho.
Cada cultura comemora seu Ano Novo. Os muçulmanos têm seu próprio calendário que se chama “Hégira”, que começou no ano 632 d.C. do nosso calendário. A passagem do Ano Novo também tem data diferente – 6 de Junho, foi quando o mensageiro Mohammad fez a sua peregrinação de despedida a Meca.
As comemorações do Ano Novo judaico, chamado “Rosh Hashanah”. É uma festa móvel no mês de Setembro (este ano foi 6 de Setembro). As festividades são para a chegada do ano 5763 e são a oportunidade para se deliciar com as tradicionais receitas judaicas: o “Chalah”, uma espécie de pão e além do pão, é costume sempre se comer peixe porque ele nada sempre para frente.
O primeiro dia do ano é dedicado à confraternização. É o Dia da Fraternidade Universal. É hora de pagar as dívidas e devolver tudo que se pediu emprestado ao longo do ano. Esse gesto reflecte a nossa necessidade de fazer um balanço da vida e de começar o ano com as contas acertadas.
 

sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Natal

Eu sempre pensei em Natal como um tempo bom; um bem, perdão, generosidade, época agradável; uma época em que os homens e mulheres parecem abrir os corações deles/delas espontaneamente, e assim eu digo, Deus abençoe o Natal!

QUE TODOS VOCÊS MEUS AMIGOS TENHAM UM NATAL DE PAZ, QUE POSSAM COMPARTILHAR COM SUAS FAMÍLIAS O QUE TEM DE MAIS SUBLIME O "AMOR".

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Férias e Leitura

Como as crianças estão de férias acabam perdendo o hábito de ler, então que tal reservar uma horinha para contação de historinhas para as crianças?Vai ser muito bom, pois eles adoram ouvirem os pais contando e acabam interagindo juntos. Deixarei aqui umas dicas de livros,  aproveite e viagem nesse mundo da imaginação.
Rita está radiante porque acabaram as aulas e chegaram as férias tão esperadas. Depois de tudo pronto, descobre que a viagem vai demorar mais uma semana. O jeito, então, é arrumar outro divertimento. 
Raquel cria um mundo mágico para si mesma ao tentar fugir de um lugar ao qual não sente pertencer pois afinal, criança não tem direito a ter vontades; por isso mesmo ela logo inventa três delas para sua vida e, a partir deste universo particular, narra ao leitor seu cúmplice a jornada de cada dia, não apenas a sua, mas a de toda a família. Os próprios irmãos reconhecem seu dom de inventar histórias.


O reizinho era um menino muito mal-educado, mimado e imaturo e passou a cuidar do reino como bem-quisesse cirando leis malucas e maltratando à todas as pessoas.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O que é o Natal?




Como toda festa religiosa o Natal é rico em símbolos. Por isso são poucos aqueles que conhecem suas origens e seus significados. O Natal marca a grande festa de solidariedade universal. Pois é comemorado em todo o mundo, até mesmo onde a população cristã é minoria. Podemos sentir que quando o dia 25 se aproxima uma certa ternura vai envolvendo a todos, e o ar fica carregado de uma grande expectativa. O Natal enfim cultiva nas pessoas sentimentos muitas vezes esquecidos, como o amor ao próximo. Muitos símbolos que freqüentam vitrines iluminadas, a sala de nossas casas cria novos sons, melodias e cores que dão às nossas festas uma grande harmonia.
Historicamente não se tem certeza a respeito da data do nascimento de Jesus. Um acontecimento tão importante como a vinda do filho de Deus mereceria ser lembrado numa ocasião especial, de modo que todos facilmente incorporaram o costume de celebrá-la. Aí, é que entra o dia 25, nessa época do ano ocorre no hemisfério norte do planeta o chamado solstício de inverno que é o momento em que o sol, depois de atingir o ponto mais distante de sua órbita, reinicia seu caminho de volta fazendo com que os dias tornem-se mais longos.
Foi da apropriação e do amálgama das festividades pagãs que surgiu o Natal, também como forma de converter os não-cristãos a aderirem ao cristianismo.
Renas de Natal
Fonte: Interne

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

É Natal tempo de paz , amor, confraternidade

Mensagem de Natal 
Um dia,
Gabriel acordou,
muito contente, era a véspera de Natal, pois para ele era uma data muito importante!

Era o dia do Aniversário do Menino Jesus,
e também o dia que Papai Noel vinha visitá-lo todos os anos.

Com seus seis aninhos,
esperava ansiosamente o cair da noite para voltar a dormir,
e no outro dia encontrar em seu pé de meia,
o seu presente de Natal, pois nem tinha uma árvore de Natal.

Dormiu muito tarde,
para ver se pegava aquele velhinho no "flagra",
mas como o sono era maior que sua vontade, dormiu profundamente.

Mas, na manhã de Natal,
percebeu que seu pé de meia não estava lá,
e que não havia presente nenhum em toda sua casa.

Seu pai desempregado,
com os olhos cheios de água,
observava atentamente o seu filho,
e esperava para tomar coragem para falar que o seu sonho não existia,
e com muita dor no coração, o chama:

- Gabriel, meu filho, vem cá!
- Papai? - O que foi filho?
- O Papai Noel se esqueceu de mim...

Falando isso,
Gabriel abraça o pai,
e os dois se põem a chorar,
quando Gabriel fala:

- Ele também se esqueceu de você pai?
- Não meu filho.
O melhor presente que eu poderia ter ganhado na vida, está em meus braços, e fique tranqüilo pois eu sei que o Papai Noel não se esqueceu de você.
- Mas todas as outras crianças vizinhas estão brincando com seus presentes... ele pulou a nossa casa...
- Pulou não... o seu presente está te abraçando agora, e vai te levar para um dos melhores passeios de sua vida!

E assim foram para um parque,
e Gabriel brincou com o pai durante o resto do dia,
voltando somente no começo da noite.

Chegando em casa muito sonolento,
Gabriel foi para seu quarto, e "escreveu" para o Papai Noel:

"Querido Papai Noel,
Eu sei que é cedo demais para pedir alguma coisa,
mas quero agradecer o presente que o senhor me deu.

Desejo que todos os Natais que eu passe,
faça com que meu pai se esqueça de seus problemas,
e que ele possa se distrair comigo,
passando uma tarde maravilhosa como a de hoje.
Obrigado pela minha vida, pois descobri que não são com brinquedos que somos felizes, e sim, com o verdadeiro sentimento que está dentro de nós, que o senhor desperta nos Natais.
De quem te agradece por tudo, Gabriel.
E foi dormir com um lindo sorriso nos lábios.

Entrando no quarto para dar boa noite ao seu filho,
o pai de Gabriel viu a cartinha,
e a partir desse dia,
não deixou que seus problemas afetassem a felicidade dele,
e começou a fazer que todo dia fosse um Natal para ambos.

Se um simples garotinho de seis anos,
conseguiu perceber que os melhores presentes que se pode receber não são materiais, porque nós não fazemos o mesmo?

Que todos vocês que estão lendo esta mensagem, faça com que cada dia seja um Natal, valorizando a amizade, carinho e todos os sentimentos bons que existem dentro de cada um, e depende somente de nós mesmos para botar pra fora...

Feliz Natal!
Estou muito feliz em poder compartilhar meu 1º natal com todos vocês meus novos amigos aqui do blog, espero que o natal dos seus sonhos seja aquele que você idealizou no espírito, sentiu no coração e partilhará na solidariedade!
um grande beijo e que todos tenham um natal excelente de paz e amor.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Alfabetização e suas alternativas através dos jogos pedagógicos: O Jogo das Figuras Geométricas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar e diferenciar as formas geométricas apresentadas;
Reconhecer, em especial, as formas geométricas básicas presentes no dia a dia;
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno já deve ter iniciado o seu processo de alfabetização.
Estratégias e recursos da aula
 Nesta aula vamos representar figuras e formas geométricas. Faremos algumas atividades onde poderemos avaliar: a escrita, operações matemáticas e artes, através de jogos.
ATIVIDADE I - IDENTIFICANDO FORMAS GEOMÉTRICAS -
 Inicie essa aula na sala de aula da turma e, apresente para os seus alunos as formas geométricas abaixo.

Inicialmente, apresente as formas geoméricas básicas (triângulo, círculo, quadrado e retângulo).Observe se eles identificarão, corretamente, as figuras e pergunte aos alunos quais formas são mais comuns de encontrarmos.
Contextualize o debate e, forneça alguns exemplos do dia a dia: Círculo = lua cheia / Triângulo = pirâmides / Quadrado = televisão / Retângulo = campo de futebol, etc.
Peça aos alunos que tentem exemplificar formas geométricas em outras situações.
DICA 1 - Dependendo da participação da turma apresente outras formas geométricas, tais como:

Atividade de Matemática

1- Vamos escrever a adição sugerida em cada uma das figuras: 
  


3 + 3 = 4 + 4 = 3 + 7 = 


2-Você tem 4 etiquetas com adições: 
12 + 23
14 + 27
20 + 5
24+ 9

 a)Qual desses resultados é o maior ?  
 b)Qual desses resultados é o menor ? 

3- Você tem 3 fichas com adições:

20+ 6
29 + 4
20+ 15

Responda: qual o resultado do quadrinho amarelo ?  

Responda: qual o resultado do quadrinho verde ?  

Responda qual o resultado do quadrinho azul ?  


4- Vamos resolver umas contas

20 + 1222 + 1221 + 1530 + 14
21 + 1124 + 2020+3227+ 21


5- Complete o quadro:

29 + 921 + 24
27 + 2222 + 15
29 + 1527 + 16