Sejam Bem Vindos

Estou mudando o nome do blog, mais tudo estará voltado para a educação, sendo mais específico para filmes que poderão ser trabalhado em sala de aula. Espero continuar contribuindo de alguma forma, espere que gostem e que também interajam, fazendo trocas de conhecimentos.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Emoções


A tristeza é um sentimento
que às vezes a gente tem.
Mas não dura muito tempo,
que a alegria logo vem.
Nós às vezes temos medo
e nem sempre é covardia.
Outras vezes, de repente,
vem uma grande valentia.
Para nós ficarmos calmos
contar até dez faz bem.
Mas se a raiva dor muito grande ,
o melhor é contar até cem...
Mudar da calma para raiva,
da alegria para a tristeza,
do medo para a coragem,
podemos ter certeza,
que é o mais natural...
da nossa natureza!
Pergunte aos  alunos  o que o  texto  expressa e quais  sentimentos? também pode pedir para que pintem essas palavras com a cor que consideram mais adequada a cada sentimento. 
texto de Ruth Rocha e João J.Noro

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


Soroban é o ábaco japonês, instrumento utilizado há séculos pelos japoneses para efetuar operações matemáticas. No Japão, a palavra “soroban” designa qualquer tipo de ábaco.Ele é um instrumento de cálculo, em que se podem efetuar todos os tipos de operações, desde que apareçam numerais. Com ele, é possível até extrair raízes cúbicas com a rapidez de uma calculadora eletrônica e realizar operações com até 27 dígitos - número de hastes de um dos modelos atualmente existentes no mercado - o que supera as calculadoras convencionais, que geralmente não vão além de nove dígitos.
Tradicionalmente de  madeira, mas há soroban feitos de plástico, metal ou até de pedra.O manuseio dele é uma técnica de cálculo, e como técnica utiliza-se de regras, entretanto as regras são as próprias redescobertas feitas pelo próprio educando que então, aplica-as a cada situação diferente, solucionando cada dificuldade com entendimento.
Os primeiros sorobans introduzidos no Brasil vieram em 1908 nas malas dos primeiros imigrantes japoneses a bordo do navio Kasato Maru, quando ainda era o modelo japonês antigo, com cinco contas na parte inferior,O principal divulgador do soroban no Brasil, a partir de 1956, foi o professor Fukutaro Kato.
Fonte:nikkeypedia.org.br

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A ESCOLA DOS BICHOS
 
Rosana Rizzuti
 
Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Para isso reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas.
O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de
vôo. O Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída.
E assim foi feito, incluíram tudo, mas...
cometeram um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos.
O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar.
Colocaram-no numa árvore e disseram: "Voa,
Coelho". Ele saltou lá de cima e "pluft"...
coitadinho! Quebrou as pernas. O Coelho não
aprendeu a voar e acabou sem poder correr também.
O Pássaro voava como nenhum outro, mas o
obrigaram a cavar buracos como uma topeira.
Quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos.
SABE DE UMA COISA?
Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades próprias dadas por DEUS.
Não podemos exigir ou forçar para que as
outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades.
Se assim agirmos, acabaremos fazendo com que elas sofram, e no final, elas poderão não ser o que queríamos que fossem e ainda pior, elas poderão não mais fazer o que faziam bem feito.
RESPEITAR AS DIFERENÇAS É AMAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Formas geométricas

As formas Geométrica trabalhada com rimas, serão mais fácil das crianças aprenderem, e dessa forma também estaremos trabalhando a música na aula de matemática.



Eu sou o Quadrado, bonito demais,Tenho quatro lados e  todos iguais
Eu sou o Círculo,sou igual à lua,sou o mais bonito lá da minha rua
Eu sou o Triângulo tenho três biquinhos de chapéu eu  eu sirvo para  os palhacinhos

Eu sou o Retângulo cresci mais de  lado para fazer  inveja ao senhor quadrado.

Rimas sobre as Formas Geométricas

 Autora: Raquel Martins 

sábado, 21 de janeiro de 2012

Conte os Elementos

Conte quantos elementos existem em cada linha e escreva a quantidade correta. 
a)
Escreva em Número:
Escreva por Extenso:
b)
Escreva em Número:
Escreva por Extenso:
c)
Escreva em Número:
Escreva por Extenso:
d)
Escreva em Número:
Escreva por Extenso:
e)
Escreva em Número:
Escreva por Extenso:
f)
Escreva em Número:
Escreva por Extenso:
g)
Escreva em Número:
Escreva por Extenso:
h)
Escreva em Número:
Escreva por Extenso:
fonte:www.imagem.eti.br